Blog

Natação ou Hidroginástica: saiba por onde começar sua vida na academia

Natação ou Hidroginástica: saiba por onde começar sua vida na academia
Avalie!

Você gosta de atividades físicas que são feitas na água? Sabe as diferenças entre natação e hidroginástica? E se for para se decidir entre elas, qual escolheria? Neste artigo te falaremos sobre os benefícios dessas duas atividades e te ajudaremos a eleger a melhor para o seu corpo.

Benefícios da Natação

A natação é uma atividade física predominante aeróbica. Isso significa que além de te ajudar a queimar calorias, ela também aumenta sua resistência corporal, melhora sua coordenação motora e melhora em muito o seu condicionamento físico de maneira geral.

A natação é considerada uma das atividades física mais completa e isso é um grande diferencial quando comparada a outras atividades de caráter aeróbico com destaque para os músculos das costas, ombros e braços, peitoral e coxas. É simples, você exercita todo o seu corpo enquanto se desloca na água. E o mais legal é que com alguns exercícios focados, aparelhos e uma boa orientação profissional as aulas nunca ficam monótonas e você sempre terá um bom estimulo para desenvolver seu corpo de uma forma muito agradável.

Outros benefícios da natação são:

  • Postura correta: a flexibilidade da sua coluna melhora ao praticar os exercícios;
  • Melhora da circulação: o sangue circula melhor pelo seu corpo, o que significa mais qualidade de vida;
  • Gasto de energia: por ser praticada na água, essa atividade exige mais dos seus músculos e seu gasto energético é maior.

Além disso, aprender a nadar é muito importante para que você sinta confiança quando estiver em rios e mares. Dessa forma, essa atividade também pode ser vista como uma medida de segurança pessoal.

Benefícios da Hidroginástica

A hidroginástica, como o nome sugere, é a ginástica feita na água. Normalmente, os objetivos de seus praticantes estão ligados ao ganho de força e resistência muscular, mas, muitos conseguem uma ótima perda de peso. Isso acontece porque a resistência da água faz com que os exercícios da hidroginástica sejam bastante intensos, dessa forma, o praticante consegue manipular sua intensidade no momento de sua execução, gerando assim um maior ou menor gasto calórico. Existe um mito que reza que a hidroginástica é praticada apenas por idosos e gestantes. Isso acontece devido ao baixo impacto que essa atividade proporciona nas articulações. Mais como dito anteriormente, isso é apenas um mito. A hidroginástica pode e deve ser realizada por qualquer pessoa em qualquer momento de sua vida, pois, graças a esse baixo impacto e a pressão hidrostática que a água exerce sobre nossocorpo faz com que ela seja uma das melhores atividades físicas para todas as idades. Para quem tem problemas nas articulações, a hidroginástica é muito recomendada já que não agrava os sintomas. Outro destaque importante é que o condicionamento cardiovascular é outro ponto em que a atividade ajuda, já que a frequência cardíaca é beneficiada pelos exercícios.

Natação ou Hidroginástica: qual escolher?

Caso você não faça nenhuma dessas atividades devido à indicação médica, antes de escolher você precisa se perguntar: qual o objetivo que tenho para a saúde do meu corpo? Tanto natação quanto hidroginástica são ótimas atividades para o seu bem-estar, mas avalie os benefícios de cada uma delas para fazer sua escolha.

Está à procura de exercícios aeróbicos porque deseja condicionamento físico e queimar calorias? Então a melhor opção é a natação. Quer ganhar resistência e força muscular em um ambiente que não tenha tanto impacto sobre suas articulações? Faça uma aula experimental de hidroginástica que com certeza você se sentirá bem.

Além disso, uma boa maneira de fazer sua escolha é conversar com profissionais da área. Os professores da Alta Energia estão sempre disponíveis para que você conheça mais sobre cada uma dessas atividades e sinta segurança para escolher qual delas praticar.

Gostou de conhecer mais sobre os benefícios da natação e da hidroginástica? Sabia qual era a diferença entre as duas atividades? Deixe um comentário para nós aqui no blog e diga o que achou do conteúdo!

Na Alta Energia você tem a possibilidade de fazer qualquer uma delas. Para saber mais, acesse o site ou então ligue para uma de nossas unidades. Estaremos prontos para te receber!

Para ficar inteirado das nossas novidades, curta nossa página no Facebook!

Comentários

Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*