Blog

O que é HIIT, o treino intenso que garante resultados rápidos

O que é HIIT, o treino intenso que garante resultados rápidos
Avalie!

Você já ouviu falar do HIIT ou não conhece a sigla? HITT significa High Intensity Interval Training ou, em português, Treino Intervalado de Alta Intensidade. Essa modalidade tem ganhado adeptos em muitas academias pelo Brasil e isso acontece porque sua promessa é simples e bastante tentadora: resultados rápidos.

O que a maioria das pessoas quer é justamente conseguir atingir seus objetivos com rapidez. Para que isso aconteça é necessário um esforço e dedicação maior por parte de quem pratica os exercícios físicos. Abaixo você descobre o que é HIIT e ainda conhece os benefícios dele.

HIIT: para quem quer resultados em pouco tempo

Já imaginou separar apenas vinte minutos do seu dia para ir à academia? Parece muito pouco tempo, certo? Não se o seu regime de treinamento é o HIIT.

A filosofia por trás dessa atividade é que você pode gastar poucos minutos diários e ainda assim chegar até a meta que se propôs – para saber mais sobre essa ideia, você pode ler nosso artigo sobre o CxWorx. Para que isso aconteça é necessário compensar o pouco tempo com uma intensidade bem maior do que comumente estamos acostumados a ver.

As aulas de HIIT são muito intensas e combinam uma sequência de exercícios com um intervalo pequeno de descanso entre eles. Há agachamentos, flexões, corridas, pulos, abdominais, tudo para fazer com que o aluno se movimente bastante durante os minutos dedicados à atividade.

Benefícios do HIIT

O HIIT é feito principalmente para quem quer queimar muitas calorias. O foco dos exercícios ajuda a perder a gordura, mas também a definir o corpo. Isso acontece porque você consegue sentir os músculos sendo trabalhados nas atividades, já que são muitas posições feitas no tempo estabelecido.

Outro benefício do HIIT é que ele não trabalha com materiais, ou seja, apenas o peso do seu corpo é utilizado nas rotinas criadas. A intensidade vai de moderada a forte e trabalha muito bem os movimentos.

Além disso, o HIIT acelera bastante o metabolismo dos seus praticantes. Para se ter uma ideia, seu corpo ainda se mantém ativo mesmo após 24 horas de que os exercícios foram feitos.

Quem pode fazer

Antes de iniciar qualquer exercício físico é indispensável que você passe por uma avaliação médica. Com o HIIT, acima de tudo, não é diferente. Isso porque a modalidade exige muito esforço. Comece no seu ritmo e vá percebendo a evolução e os resultados vão aparecendo.

Com o passar das aulas, sua energia aumenta e você consegue atingir novos objetivos. Contudo, antes de começar o HIIT, um profissional da saúde deve fazer uma avaliação cardiovascular e ortopédica em você. Como a frequência cardíaca dos exercícios passa de 85%, é importante se certificar de que você está apto a praticar a modalidade.

Conheça bem os limites do seu corpo e também converse com seu professor para saber como seria a melhor forma de aproveitar o HIIT.

Já sabia da existência desse tipo de exercícios? Ficou interessado no HIIT e quer conhecer mais dele? Na Alta Energia você pode fazer uma aula experimental. É só entrar em contato com a nossa unidade mais próxima de você.

Deixe um comentário para sabermos o que achou desse conteúdo. Sempre respondemos nossos leitores!

Para ficar inteirado das nossas novidades, leia o blog, curta o Facebook e siga o Instagram.

Comentários

Comentários

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios *

*